quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Palavrinhas que eu aprendi :D

Olá everybody!

Gente, estudando com meu habibi lindo :D aprendi algumas palavrinhas. Vamos a elas:

Português        Árabe egípcio                         Árabe egípcio
                         Singular                                  Plural

Homem            ragl                                           regala
Menino            walad                                        welad
Mulher             set                                            setat
Menina            bint                                           banat

Verbos - Ao contrário da língua portuguesa, no árabe o verbo possui variação de gênero (masc/fem).

Comida            Akl
Comendo         Yakol (masc) Takol (fem)

Correndo         Yagre (masc) Tagre (fem)

Bebendo          Yashrab  (masc)    Tashrab (fem)

Lendo              yeaara (masc)      Taqraa (fem)

Cozinhando     yatbokh (masc)     tatbokh (fem)

Nadando         yasbh (masc)        tasbh (fem)

Lendo             yakteb (masc)       takteb (fem)


Pronomes

Ele - Howa

Ela - Heya

Eles/Elas - Homa (ruma)


Frases


** Al - artigo O/A
** Note que não há verbo "ser" nas frases... não sei sobre isso para explicar agora, mas vou descobrir e falo depois.


Al walad yashrab (O menino está comendo)
Al bint takol (A menina está comendo)

Heya takteb (Ela está lendo)
Howa yasbh (Ele está nadando)
Homa yeakteb. (Eles estão lendo)

Vou consultar meu professor (rs) pra ver se está tudo certo e vou atualizar esse post depois com um áudio com a pronuncia das palavras e frases.

Comentem! =)

Beijos e força pra nós!




6 comentários:

Criss Freitas disse...

Oi Daniele,

legal o teu post tbm estou fazendo aulinhas no meu blog.

uma aulinha daqui outra dali nos vamos aprendendo ;)

mto bom.


bjk

cris
brasilegito.blogspot.com

Be winner - Traduções disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Be winner - Traduções disse...

Olá Dani, bom dia!

Bom saber que tem estas palavras, pq vou estar anotando todas elas para quando eu começar saber um pouco de cada palavra bjão Larissa(Be winner trad)

Criss Freitas disse...

flor tem um selinho la no meu blog pra vc decorar seu blog... bjk

dyna sameh disse...

muito legal preciso aprender muito ainda,nao sei nada da lingua do meu habibi

Anônimo disse...

Si os gusta aprender de forma autónoma, os recomiendo los recursos de cursos gratuitos.eu , el último artículo interesante que he encontrado allí, es este:
presente simple en ingles
comparativos y superlativos en ingles
Saludos:)